top of page

Para que serve a terapia?

  • angelacrpsi
  • 30 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de jun. de 2020

Em meus estudos para me tornar uma terapeuta cada vez melhor, ouvi duas frases que me marcaram e resumem bem o objetivo da terapia. Elas dizem que uma boa terapia:


1. Ajuda o paciente a agir na direção do que é importante para ele;

2. Ensina habilidades para que o paciente faça isso sozinho.


ree


A dimensão do agir na direção do que é importante significa que a terapia tem como premissa básica aumentar as atitudes que levam o paciente para seu (e não do terapeuta) objetivo (e diminuir a frequência das que o afastam). Assim, quando o paciente chega com uma queixa, cabe ao psicólogo ouvir de forma técnica e transformar essa demanda, que muitas vezes é abstrata, em metas e objetivos concretos. Por exemplo, quando um paciente chega à terapia dizendo que “é ansioso”, muitas vezes ele não tem clareza do que isso significa em seu comportamento prático e a terapia o ajuda a ter clareza disso.


A terapia é um espaço de reflexão, sigiloso e livre de julgamentos, onde o paciente poderá encontrar novos meios de lidar com problemas que afetam sua vida. Quando uma pessoa procura terapia, normalmente já tentou resolver suas questões de diversas formas sem obter sucesso. A ajuda profissional promove uma nova perspectiva sobre suas demandas e abre novos caminhos para lidar com os problemas.


Fazer terapia promove diversos benefícios. Conheça alguns abaixo:


1. A terapia promove autoconhecimento e aceitação

Compreender a si mesmo e se aceitar nem sempre é uma tarefa fácil. A terapia ajuda o paciente a reconhecer seus pontos fortes e fracos, a entender o que é importante em sua vida, bem como seus objetivos e valores. Através do autoconhecimento, é possível lidar melhor com emoções adversas, além de aumentar a auto estima e auto confiança.


2. Desenvolve a inteligência emocional

Inteligência emocional é um conjunto de habilidades que nos ajudam a reconhecer nossas próprias emoções, lidar com elas de forma saudável e, de algum modo, entender as emoções dos outros. Na terapia, aprendemos a nomear nossas emoções (acredite, isso nem sempre é tão óbvio), perceber como agimos diante delas para então alterar os comportamentos que não são funcionais.


3. Ensina a lidar com a ansiedade

O tratamento da ansiedade ajuda o paciente a enfrentar sua ansiedade. Para isso, o terapeuta ensina o paciente estratégias para lidar com o medo, com técnicas práticas e eficazes.


4. Melhora os relacionamentos interpessoais

O ser humano é um ser social. Isso significa que relacionamentos interpessoais fazem parte de nossas vidas. Mas, nem sempre, se relacionar com o outro é fácil. A terapia melhora as habilidades sociais, aumenta a flexibilidade para entender o outro, ajuda a traçar limites pessoais para que o outro não invada seu espaço pessoal e diminui a dependência emocional.


5. Ajuda a superar situações difíceis

A terapia age de forma eficaz no enfrentamento de traumas, luto, separações, decisões difíceis de serem tomadas e depressão. Isso nem sempre é fácil, pois nos coloca frente a medos que muitas vezes preferimos deixar escondidos. Mas, na terapia é possível encontrar forças para encarar esses desafios.


Fazer terapia nem sempre é fácil. Exige coragem e motivação para agir na direção do que é importante para você. Além disso, a terapia te ensina habilidades para que você se torne seu próprio terapeuta e consiga caminhar sozinho. Quer testar todos esses benefícios em sua vida? Agende uma sessão de terapia online clicando nesse link.


 
 
 

Comentários


© 2020 por Ângela C. Ribeiro

bottom of page